Mergulhando de cabeça no gamedev: 3 podcasts para ouvir codando

11 de dezembro de 2017 by Rafael Ribeiro
Tagged: , , ,

“Quem não gosta de podcast, é porque nunca parou pra ouvir” – disse alguém de grande relevância, provavelmente em algum podcast.

Podcast é uma mídia que vem crescendo e se tornando cada vez mais expressiva no Brasil, e sua ascensão é muito compreensível. Afinal, como resistir à um conteúdo que pode ser plenamente apreciado durante qualquer outra atividade diária?

Malhar, dirigir para o trabalho e até lavar-louças podem se tornar tarefas muito mais interessantes quando se está munido de um bom episódio em seu smartphone.

E eles falam sobre o que exatamente? Qualquer coisa! Inclusive, é praticamente impossível que não exista um podcast que trate de um tema que não te agrade. Aliás, com todas essas vantagens que já expus aqui, espero que já tenha ligado os pontos e pensado: porque não ouvir sobre desenvolvimento de jogos enquanto… desenvolvo jogos?!

Ora, nós gamedevs adoramos mergulhar cada vez mais no universo que trabalhamos para nos informarmos o máximo possível; então, se existe uma competição de quem está consumindo mais conteúdo relacionado a games no seu tempo útil, você já perdeu no momento em que não consome pelo menos um podcast semanalmente.

Por isso, com a ajuda do Pedro Reali, resolvi selecionar três espécimes diferentes para quem deseja iniciar nesse extenso e promissor universo enquanto torna seu trabalha com games ainda mais interessante:


PodQuest

Ei, se você é um entusiasta por podcasts, desenvolvimento de jogos e não conhece o PodQuest, sinto dizer que você está fazendo algo muito errado!

Esse podcast brasileiro aborda assuntos polêmicos e recentes do universo de games em um clima descompromissado e bastante irreverência. Mas antes que imagine se tratar de um bate-papo entre curiosos, cabe informar que o grande diferencial do PodQuest está no know-how da bancada composta por Gillard Lopes (EA Sports), Rafael Kuhnen (EA Sports), Fernando Secco (Motive) e Igor de Castilho (Bethesda).

Atualmente com mais de 200 episódios, certamente há muito o que se aprender com essas incontáveis horas de conteúdo muito bem trabalhado.

Designer Notes

Os episódios desse podcast consistem em entrevistas que duram em torno de 2 horas nas quais o apresentador do programa, Soren Johnson, conversa descontraidamente com nomes da indústria de games. A temática nunca é muito limitada e acaba se estendendo até onde o campo de atuação do convidado for.

Entre os participantes mais notáveis do programa, podemos começar pelo próprio Soren, fundador da Mohawk Studios e detentor de um admirável currículo na indústria. Além dele, vale mencionar Chris Avellone – designer em Fallout 2 e Amy Hennig – ex-Naughty Dog.

Um excelente podcast para se aprofundar e conhecer mais sobre as diferentes realidades de pessoas inseridas na indústria. O grande problema é ser em inglês; mas caso isso não seja um problema, por que não?

Jogabilidade!

Atualmente o Jogabilidade! é um dos podcasts que mais cresce no Brasil. O foco não é exclusivamente a cena indie e tampouco gamedev, mas o nível de informação e empenho da bancada fazem com que a simples menção de assuntos inseridos no mercado de jogos valha o seu tempo.

Com uma equipe carismática que conquistou uma comunidade apaixonada, o Jogabilidade! é um podcast para quem gosta de enxergar games na sua infinidade de ângulos possíveis. Esse podcast é importante para o desenvolvedor pois expressa uma visão externa indispensável e menos valorizada.

Sendo certamente o mais divertido entre os mencionados, se os episódios de Jogabilidade! não lhe inspiram para criar jogos e conquistar fãs, então devo dizer que própria marca pode conseguir fazer isso.


E aí, faltou algum? Comenta aí!

links: